terça-feira, 9 de junho de 2009

Aprendendo a ripar com o Gordian Knot

Objetivo Tutorial do Tutorial:
Aprender a Ripar um DVD utilizando o Programa Gordian Knot

Informações Técnicas e Programas Necessários:

- codecs (divx, xvid e ac3);
- Gordian Knot Rip Pack;
- Gordian Knot System/Codec Pack (opcional);
- Espaço em disco suficiente para acomodar o Dvd Decriptado (aproximadamente 4-8 Gb, de acordo com o DVD);
- tempo disponível;
- o dobro do espaço necessário para o tamanho que você deseja que seu release tenha, mais uns 450-500 Mb para o audio AC3 temporário e uns 100 Mb para o MP3 temporário, conforme o caso. Importante: os 100 Mb do MP3 somam-se ao espaço necessário para acomodar o audio do DVD extraido. Não é necessário que este espaço necessário esteja na mesma partição, mas não pode faltar espaço em disco em nenhuma etapa do processo.
- um drive de DVD ou uma maneira de mover os VOBs decriptados para o PC em que será realizado o processo de encodeamento. Caso você não possa ripar os VOBs diretamente em seu PC, você precisará instalar o DVD Decripter ou similar no PC que fará o processo.

Tutorial

Ao iniciar a instalação do Gordian Knot, lhe será apresentada a seguinte tela:
Clique no "I Agree". Após, lhe será apresentada a seguinte tela:
Não desmarque nada e clique em "Next". Na tela que segue, lhe será apresentada a possibilidade de instalá-lo em outro diretório diferente do padrão. Se desejar, altere, mas isso não é recomendado.
Clique então em "Install" e aguarde o seu término.

Nota: alguns programas requerem um setup próprio, que é iniciado pelo setup do Gordian Knot, como é o caso do AviSynth:
Clique no "I Agree" para continuar a instalação.

AviSynth Install
Aqui, você só precisa do AviSynth Base, mas é recomendado que você mantenha as opções originais. Após, clique em "next".

AviSynth Install Folder
Clique em "Install" e, ao seu término, em "Close". Após isso, a instalação prosseguirá até a instalação do VobSub, quando lhe será apresentada a seguinte tela:

VobSub Language
Escolha seu idioma preferido dentre as opções disponíveis e clique em ok para proseguir.

VobSub Wizard
Clique em "Next".
Clique em "Next" ou customize sua instalação. É recomendável manter as opções tipicas. Após, clique em "Install" e feche o instalador do VobSub.

Será apresentada a seguinte tela:

Delete Codec Settings
Nesta tela, problema. Se você clicar em "Sim" (ou "yes", de acordo com o idioma do seu SO), você terá uma grande probabilidade de causar com isso um erro no teste de compactação. Logo, clique em "Não" ou "No". Se o problema já foi causado, não se preocupe que isso tem solução. Você pode configurar o codec manualmente mais tarde.

Após isso, clique em "close". Agora, comece pelas eventuais atualizações do Gordian Knot existentes. A instalação é semelhante à instalação do Gordian Knot. Verifique se há atualizações para os outros componentes importantes do Gordian Knot (Dvd Decripter e BeSweet) e instale-as, se achar necessário. Desde já, recomendo que isso seja feito. A instalação do BeSweet é feita mediante a descompressão dos arquivos e cópia dos mesmos para a pasta em que foi instalado o Gordian Knot (ex: C:\Arquivos de programas\GordianKnot ). Sobreponha qualquer arquivo existente. Feito isso, o Gordian Knot está instalado e pronto para iniciar seu trabalho.
Configurando
Verifique se tudo foi instalado e configurado no Gordian Knot, executando-o e indo na seguinte tela:
Todos os caminhos devem estar coretos e informados ou serão gerados erros durante a execução do programa. Se desejar, configure o idioma de interface e as definições dos codecs, indo em:

Options Guardian

Configurando o codec DIVX

Em algumas versões do Divx, existem profiles a serem usadas de acordo com o que você quer, de forma a produzir uma melhor compatibilidade com o aparelho no qual será reproduzido seu filme. Esse não é o caso do Divx 5.02. A título de informação, mostramos abaixo a tela de profiles do Divx 5.05:

Divx 5.05 profiles
Nas versões mais recentes, o Divx está vindo com um wizard para selecionar a profile mais adequada de acordo com as informações que você fornecer de acordo com o filme. Veja abaixo a tela do Divx 5.1.1
Para selecionar a profile mais adequada, você deve executar a opção "select profile wizard". Ao selecionar o wizard, lhe será mostrada a seguinte tela:
Nela, você tem a opção de desabilitar as profiles e selecionar você mesmo as configurações para o encodeamento ou selecionar uma das profiles disponíveis e clicar em avançar. Supondo que você tenha preferido certificar-se de que a profile escolhida está de acordo e clicou em avançar, lhe será mostrada a seguinte tela:
Nesta tela, você deve informar a resolução de seu video e o framerate aproximado com o mesmo. Após preenchidas as informações, será mostrado na tela "Hints for conformance" se a profile escolhida está de acordo. A título de exemplo:
Agora, uma grande dúvida surgiu: qual é a melhor profile? Bom, sinto dizer, mas cada profile tem uma finalidade. Logo, cada uma é a melhor de acordo com o dispositivo para o qual você está encodeando. Logo, se você pretente assistir seus filmes num handheld, deve usar a profile correspondente. O mesmo ocorre com os demais dispositivos.

Agora, uma breve descrição do para que se destina e o que se enquadra em cada profile (fonte: tela de profiles do Divx. tradução livre).

*** Handheld Profile ***
Esta profile é destinada a permitir a decodificação do conteúdo de um video DivX em bitrates e resoluções apropriadas para dispositivos portáteis, como telefones celulares e outros.

Os requisitos detalhados são:

Resolução máxima recomendada: 176 x 144 @ 15 fps
Máximo de MB por segundo: 1485
Bitrate máximo: 128kbps
B Frames : não permitidos
Interlace : não permitido

*** Portable Profile ***
Esta profile permite conteúdo DivX de alta qualidade para dispositivos de video portáteis, incluindo mp3 players com suporte a video e outros dispositivos portateis de reprodução de video como PDA.

Os requisitos detalhados são:

Resolução máxima recomendada: 352 x 240 @ 30 fps, 352 x 288 @ 25 fps
Máximo de MB por segundo: 9900
Bitrate máximo: 768kbps
B Frames : permitidos
Interlace : não permitido

*** Home Theater Profile ***
As especificações para esta profile irão assegurar que dispositivos com a certificação Home Theater DivX como DVD players, set-top boxes, e consoles de video, possam reproduzir todas as versões de conteúdo DivX de alta-qualidade.

Os requisitos detalhados são:

Resolução máxima recomendada: 720 x 480 @ 30 fps, 720 x 576 @ 25 fps
Máximo de MB por segundo: 40500
Bitrate máximo: 4000kbps
B Frames : permitidos
Interlace : não permitidos

*** Hi-Definition Profile ***
Esta profile é destinada a qualquer hardware que possa reproduzir conteúdo DivX de alta definição.

Os requisitos detalhados são:

Resolução máxima recomendada: 1280 x 720 @ 30 fps
Máximo de MB por segundo: 108000
B itrate máximo: 8000kbps
B Frames : permitidos
Interlace : permitido

Agora, algumas informações a respeito do que cada opção faz no Divx (fonte: site oficial divx):

B-frames/Bi-directional encoding
Há 3 tipos de frames q são utilizáveis em Divx. Estes frames são chamados "I-frames" (intra), "P-frames" (Predicted) e "B-frames" (Bi-directional). Até a versão DivX 5.0 os únicos tipos de frames eram I e P. I-frames são encodeados usando-se informações do próprio frame e não usa qualquer informação dos outros frames (compressão temporal). Um I-frame é similar em conceito a encodear um único frame usando JPEG. P-frames (Predicted) prevêem movimentos subsequentes e podem se referir a um I-frame ou P-frame. Eles são encodeados a partir do frame que os precede. Em qualquer sequencia de video, há muitos elementos que se repetem, mantendo parte da cena praticamente sem alterações. (Lembre-se que há até 30 frames em um único segundo). Então, ao invés de encodear cada um desses 30 frames independentemente como seria em uma imagem JPEG, o codec explora a redundância de cada frame para usar P-frames. Essencialmente, um P-frame é um frame futuro que determina para onde um bloco no frame anterior se moveu no P-frame atual. Então, ao invés de encodear espacialmente (JPEG) cada frame, o P-frame apenas diz "Hey o bloco do frame anterior se moveu para tal lugar", o que requer muito menos dados para encodear cada frame espacialmente. Consequentemente, o resultado fica melhor (sobra mais bitrate para o restante das cenas).

DivX Pro 5.0 introduziu também a capacidade de usar "B-frames". B-frames permitem ao codec predizer os frames que virão, escolhendo a melhor probabilidade entre 2 frames. B-frames não são apenas encodeados usando frames futuros, mas também usam os frames passados que podem ser I ou P frame. Usar B-frames reduz a quantidade de dados necessários para encodear cada frame e melhora a qualidade especificamente em áreas onde o movimento de objetos revela áreas ocultas.

Global Motion Compensation
Global Motion Compensation (GMC) ajuda a melhorar cenas complexas, como zoom e cenas panorâmicas. A quantia de dados requeridos entre um frame e outro pode ser reduzida significativamente e isso pode ser usado para distribuir os dados mais eficientemente.

Quarter Pel (ou quarter pixel)

Como explicado com os "B-frames", a quantidade de dados necessária para encodear cada frame é reduzida quando a diferença entre dois frames é transmitida entre um bloco inteiro de imagens. A diferença entre a composição de frames sucessivos é geralmente computada entre macroblocos-base (16x16 pixels) ou entre cada bloco base (8x8 pixels). For exemplo, uma parte de uma imagem localizada na posição (1,1) se mover para a posição (1,2) no próximo frame. Como você pode imaginar, uma imagem em um bloco irá precisar mais perfeição do que somente a capacidade de se mover de um bloco-base cuja perfeição é limitada a um pixel inteiro (1,1). O codec DivX melhora a perfeição anterior usando um pixel e meio (1.5, 1.5) para incluir a habilidade de usar "Quarter Pel (quarter pixel)" (1.25, 1.75). Quarter Pel utiliza um filtro específico em cada bloco para produzir um bloco virtual que irá representar como o bloco original deveria aparecer se se movesse 1/4 de pixel.

Psychovisual Enhancements

Esta opção trata da exploração do que se sabe sobre o sistema visual humano (HVS). Na prática, trata-se de aumentar a eficiencia da alocação dos dados de video, ajudando a aumentar a percepção geral de qualidade. Por exemplo, se o olho humano tem baixa sensibilidade para um tipo específico de característica em uma imagem, o bitrate nesta área pode ser diminuido e a sobra pode ser re-alocada para outra área onde o olho humano tem maior sensibilidade. Note que isto não é feito em um simples frame, mas em uma sequencia inteira. Uma imagem pode parecer pior ou melhor se um único frame for examinado, mas a chave para reduzir os dados necessários para o encodeamento é que o olho humano não percebe isso em uma imagem em movimento normal

O modo "slow" analiza cada bloco e decide onde esconder alguma coisa e economizar alguns bit sem degradar a aparência. Para isso, utiliza uma unidade métrica para cada bloco 8x8. É mais lento porque é mais conservador e é muito cuidado para tentar evitar qualquer tipo de erro.

O modo "fast" é, ao menos em teoria, mais sofisticado e é capaz de controlar o "ruido" que aparece entre os blocos 8x8. Por exemplo, em uma sequencia animada, este modo tenta equalizar o ruido apenas nos pixels que ficam nas bordas das celulas.

O efeito visual de ambos os modos é muito similar. Se você olha para o rosto de uma pessoa em um frame com, por exemplo, Q=5, você irá perceber um pouco mais de textura na pele da pessoa, talvez um pouco de granulação ali. Se você olhar bem para o cabelo da pessoa, você poderá perceber alguma coisa brilhando um pouco, alguns blocos ou alguma coisa mais suavisada. Porém, esses bits são econoimizados onde você não precisa deles e são usados onde eles podem fazer alguma diferença positiva.

Nota: o uso da opção Psychovisual Enhancements pode fazer com que com a imagem parada, você observe uma imagem com qualidade ruim. Isso é normal.

De-Interlace
Utiliza a funcionalidade de desentrelaçamento do codec DivX 5.X PRO

Se desejar, altere as opções de configuração do Divx/Xvid a seu critério. Esteja ciente de que você poderá obter resultados indesejados conforme as opções alteradas. Feito isso, o Gordian Knot está pronto para ser usado.

Importante: se você alterou as configurações de Patchs e interface, é recomendável que você reinicie o programa para que essas opções sejam gravadas e você possa utilizar o Gordian Knot adequadamente. Também é importante notar que, caso você tenha apagado as configurações dos codecs durante a instalação do Gordian Knot, convém você entrar em todas as telas de todas as opções de codecs diponíveis, mesmo que não mexa em nada. Esta ação deve resolver eventuais problemas tipo "configuração-padrão não encontrada", pois os codecs costumam escrever a configuração-padrão no registro apenas depois de você ter entrado nas telas de configurações do codec.

Nota: várias das opções avançadas do DIVX não são compatíveis com alguns players de mesa. Exemplo: Quarter Pixel. Portanto, use por sua conta e risco ou verifique as especificações de seu DVD/DIVX player de mesa para verificar se a função é suportada pelo mesmo. Também é bom verificar no site oficial DIVX quais são as especificações de compatibilidade ou até mesmo utilizar as profiles do Divx para realizar o encodeamento.

Configurando o codec XVID
Adicionado de acordo com o tutorial do grande willy_br (CDMS/POOTZ/Os Iluminados). O post original pode ser encontrado aqui (ForumBR).

Nota: versão adaptada

Primeiramente você irá precisar da versão mais recente do codec XviD - 1.0.2 - disponível no site do Koepi: http://www.koepi.org/xvid.shtml. Depois de instalado você já pode iniciar o Gordian Knot para começar a fazer o seu rip.

Vamos então ao tutorial!

Após escolher Save & Encode no Gordian Knot, escolha o áudio a ser utilizado, AC3 ou Mp3 VBR:
Feito isso, clique em Xvid e localize a opção abaixo:
Agora, vamos começar a configurar o XviD 1.0, clicando em 1st Pass:
Aí aparecerá uma janela com as seguintes opções, descritas abaixo:
Agora, selecione conforme a imagem e clique em more para utilizarmos ao máximo as funções do XviD.

Clicando nos três pontinhos "..." ao lado de cada opção, teremos as seguintes configurações:
Quantization type - Deixe em H.263. Só escolha MPEG ou Custom se você tiver bastante bitrate e estiver disposto a usar vários CDs, porém mesmo assim quase sempre o H.263 gera uma qualidade melhor, por isso iremos usá-lo.

Adaptive Quantization - Ative. Gera mais compressão nas áreas mais escuras e mais claras do filme, deixando mais bitrate para as outras áreas que são mais visíveis. Recomendado na grande maioria dos casos. Pode ser desativado caso você tenha um bitrate muito alto (Ex: 1500kbps ou mais) ou se o DVD for bastante comprimível - baixo bitrate na 1ª passada do XviD.

Interlacing - Não ative. Caso a sua fonte seja um vídeo entrelaçado, use o Kernel ou o Field Deinterlace para fazer o desentrelaçamento.

Quarterpel - Não ative. Tem a função de melhorar a nitidez, porém ainda não é compatível com os players de DivX (standalones), e pode provocar alguns bugs na imagem. Portanto seu uso não é recomendado, pois limita sua compatibilidade. Use por conta e risco.

Global motion compensation - Não ative. Aumenta a análise dos movimentos, comprimindo mais estas cenas, porém ainda não está totalmente eficiente, e também não é compatível com os players de DivX.

Reduced resolution - Não ative. Aplica uma resolução reduzida nas partes onde há pouco bitrate ou movimento. Diminui sensivelmente a qualidade, portanto não o usaremos.

BVOPs - Controla o uso dos b-frames - frames que ocupam um tamanho muito menor que os Progressive frames (PVOPs), aumentando consideravelmente a compressão, mas ao custo de uma substancial perda de qualidade. O número de BVOPs a ser utilizado depende muito da compressibilidade do DVD. Se você estiver obtendo um bitrate na 1ª passada do XviD muito maior do que o escolhido para o rip, então deverá diminuir o número de b-frames, para conseqüentemente aumentar o nº de frames de maior qualidade - PVOPs - favorecendo a qualidade final. Se ocorrer o oposto, ou seja, bitrate menor na 1ª passada do que o escolhido para o rip, significa então que você poderá aumentar o n° de b-frames sem perda significativa de qualidade, podendo diminuir o tamanho final do arquivo se desejar.

Max consecutive - Número de b-frames seguidos permitidos. Use 1 ou 2. Não vá além disso, pois senão seu rip poderá perder a compatibilidade com o MPEG4. Para fontes de difícil compressão deixe em 1, nas demais 2. Quantizer ratio - Quantizer usado para o b-frame. Deixe no padrão, que é 1.50. Pode ser baixado para 1.00 caso o bitrate na 1ª passada esteja muito baixo (fonte de fácil compressão), aumentando assim o tamanho e a qualidade de cada b-frame.

Quant. Offset - Afeta o quantizer do b-frame. Deixe no valor padrão que é 1.00.

Packed bitstream - Ative. Sua função é agrupar os bits em pacotes, aumentando a compatibilidade com os b-frames. Uso obrigatório para rips que contenham trilha AC3, caso contrário poderá haver descompasso entre áudio e vídeo.

Closed GOV - Ative. Impede que ocorram erros na seqüências dos frames.

Nas abas Level e Aspect ratio não precisamos alterar nada, deixe como está.

Para encodar os créditos com um bitrate mais baixo do que o restante do filme utilize as zonas de encode. Você pode utilizá-las também para melhorar a qualidade de algumas cenas específicas durante o filme. Para saber em que frame começam os créditos ou a parte que você quer que tenha um melhor bitrate, utilize a janela assim como aplicar configurações para todo o filme. Repare que na parte superior está informado a posição em frames em que você está.

Para adicionar as zonas de encode, clique em Add e então em zone options, onde aparecerá a janela para configuração das zonas:

Entre com o número do frame em que você quer que se inicie uma zona. Se você quer que ela dure o filme todo, apenas coloque 0 (útil para se ativar o Chroma e definir o BVOP sensivity). Não precisa definir o final, pois a zona vai até o final do filme ou até onde outra zona for especificada.

Weight - Ajuste da variação do bitrate. Se você deixar em 1.00, o bitrate não será alterado. Com 2.00 o bitrate será dobrado, assim como em 0.50 ele ficará pela metade do valor definido. Para os créditos recomenda-se deixar entre 0.10 (10%) até mesmo 0.01 (1%), dependendo é claro do conteúdo dos créditos, se possuem imagens ou apenas letras em P/b.

Quantizer - Com ele a qualidade será fixa e o bitrate vai variar para conseguir manter esta qualidade.

Nas opções temos:

Force keyframe - A zona começa com um keyframe.
Greyscale - Faz o encode do trecho em preto e branco.
Chroma optimizer - Ative. Melhora a qualidade das cores da imagem.

BVOP sensivity - Ajusta a quantidade de B-frames a serem usados. Valores recomendados: fonte de difícil compressão -> -5 a -20; fonte de compressão média -> 0; fonte de fácil compressão -> 5 a 20.

Assim faça uma zona desde o início do filme (frame 0) além da zona dos créditos (figura acima) e ative o Chroma optimizer, definindo também o número do BVOP sensivity. Em Weight deixe em 1.00 para não alterar o bitrate.
Clique agora em Advanced options
Aparecerá a seguinte janela:
Aba Motion:
Motion search precision - Sempre em 6-ultra high.
VHQ mode - Use 4 wide (um pouco mais lento) ou 1 decision.
Chroma motion - Ative.
Framedrop ratio - Deixe em 0.
Maximum I-frame interval - Define o intervalo entre os quadros chave. Coloque sempre um valor 10x maior que o framerate utilizado, ex. para 23.976 -> 240; para 29.970 -> 300.
Cartoon mode - Otimiza as configurações para desenhos animados ou animações. Ative somente se for um dos dois casos acima.
Turbo mode - Não ative. Acelera os processos de qpel e b-frames, porém há perda de qualidade.

Agora na aba Quantization ficará assim:
Quantizer - Deixe os valores padrão: 1-31-1-31-1-31, se preferir pode trocar o 1 por 2 caso estiver acontecendo undersize ou oversize no tamanho final do vídeo.

Trellis quantization - Ative. Aplica uma redistribuição dos bits para outras áreas do filme, com considerável ganho na qualidade final.

Em Debug nada precisa ser alterado.

Uma novidade durante o encode é uma janela de status que mostra o uso de quantizers e o tamanho dos frames.

Agora clique em Decoder:

Agora, repita exatamente todas as configurações do 1st Pass também para o 2nd Pass, e verifique se o tamanho final desejado do vídeo bate com o gerado pelo Gordian Knot, caso contrário entre manualmente com o valor:
A única configuração a mais a ser feita será em Overflow treatment (clique em ...more ao lado do Encoding type):

Deixe no default 5-5-5. Só aumente estes valores caso estiver acontecendo problemas de undersize ou oversize no tamanho final do vídeo. Logo abaixo em Curve compression você verá dois campos: High bitrate scenes degradation (% de bitrate das cenas de maior bitrate você quer que sejam redistribuídas para outras áreas do filme) e Low bitare scenes improvement (% do bitrate acima que deverá ser utilizado nas cenas de menor bitrate do filme). Deixe em 10 e 5 respectivamente, ou então 20 e 10 pra fontes de difícil compressão, mas não vá além disso, pois senão você estará limitando muito a liberdade de distribuição de bitrate do codec.

Clique em Add Job to Encoding Queue e pronto, o XviD 1.0 já está configurado para gerar um rip de excelente qualidade.

Ripando

Coloque um DVD no drive de DVD e clique em "DVD Decripter", "Rip the Vobs" ou no ícone. Agora, você realmente vai começar a ter que fazer escolhas. Você vai ter que escolher o que decriptar no DVD ou decriptá-lo completamente. O mais simples a fazer é você decriptar apenas o video principal. Mas como? Na tela só aparece isso:
Bom, você acabou de descobrir que existem alguns modos de visualização dos arquivos do DVD e este é um deles. Este modo apresentado é o modo "File". Um pouco complicado, mas tem como tornar isso mais simples. Vá em "Mode" e selecione "IFO". Agora, a tela mudou para esta:

DVD Decripter IFO Mode.
Facilitou um pouco, não é? Aqui você pode optar por decriptar apenas os capítulos desejados ou o video principal. Via de regra, o video principal é o que ocupa o maior tempo no DVD. No caso, é o VTS_01. Note que é possível a existência de outros conteúdos no DVD que terão outros nomes, usualmente VTS_02, etc. Agora, mais escolhas. De uma olhada na tela do DVD Decripter e procure por Destination. Por padrão, o DVD Decripter seleciona a partição/disco com maior espaço disponível. Se você tiver espaço disponível, agora é só clicar no seguinte ícone:

DVD Decripter Start.
Mas e se você não tiver espaço disponível? Bom, conforme o tamanho do problema, isso tem solução. Clique em Stream Processing.

DVD Decripter Stream Processing.
Perceba que a tela mudou. Aqui, você pode selecionar o que de fato você quer. Perceba que neste caso há duas trilhas de audio (0x80 e 0x81). Via de regra, o audio principal é a 0x80. Normalmente esse 0x80 corresponde ao audio original do video e as demais streams aos outros idiomas disponíveis e aos eventuais comentários do Diretor, etc. Você quer poupar espaço em disco e o resto não te interessa, certo? Então, o que fazer? Simples. Marque "Enable Stream Processing" e desmarque o que não te interessa. Lembre-se que eventuais legendas podem ser ripadas mais tarde. No caso, o que interessa ficou assim:
Importante: tenha certeza de que a opção "Direct Stream Copy" está marcada. Agora, clique no seguinte botão:
Agora, o processo de decriptação/copia começou.
Agora é o momento de esperar um pouco. O processo levará algum tempo para ser concluído. Não se desespere que o início do processo normalmente é um pouco mais lento do que o restante. Agora, se tudo deu certo durante a ripagem, aparecerá a seguinte tela:

DVD Decripter complete.
e não deu certo, hora de arrumar mais espaço em disco ou solucionar o problema encontrado (como arranhões no disco, etc). Supondo que tudo deu certo na ripagem, clique no "Ok" e feche o DVD Decripter. Agora, Volte para o Gordian Knot e clique em ou no DGIndex, conforme a sua versão do Gordian: . Conforme a versão do Gordian que você tem, será aberto o DVD2AVI ou DGindex. Ambos servem para a finalidade desejada, mas há diferenças entre ambos.

Será aberta a seguinte tela:
versão Gordian 0.28

versão Gordian 0.32
Nota: embora as telas do DGIndex e do DVD2AVI apresentem algumas diferenças visuais, ambos apresentam a mesma funcionalidade e funções necessárias. A falta ou a presença de uma função "Streams" não muda a funcionalidade do programa

Muito bem, é hora de dar início à criação do projeto de encodeamento. Clique em "File", "Open" e localize a pasta onde você decriptou o DVD. Selecione o primeiro VOB.

Nota: se você utiliza o DGindex, deve clicar em "File, autoincrement open", ou terá que adicionar manualmente cada vob à lista.
Agora, clique em "Abrir". Os VOBs necessários serão automáticamente adicionados à "File List". Note que se você utiliza o Dgindex, os Vobs só serão automáticamente acrescentados na lista se você escolheu a opção "File, Autoincrement open". Se for o caso, você deve acrescentar manualmente os vobs.
Clique em "Ok". Agora, é necessário descobrir o framerate do video para criar o projeto. Tecle "F5". De acordo com a resolução de video que você usa, a tela a seguir será mais fácil de localizar. Se você usa 800x600, por exemplo, a ela a seguir ficará quase escondida ao lado direito da tela principal do Gordian Knot. Localize-a e a movimente para algum lugar mais visível. Deixe rodar por alguns instantes e então tecle "ESC".

DVD2AVI Preview.
Se o Framerate encontrado for 29,970 fps, você precisará marcar a seguinte opção:
Dê um novo preview e verifique se a imagem que você estiver visualizando não está com vários “riscos” em quase todos os frames, parecida com esta:
Se for o caso, então você deve colocar Field Operation em None para deixar em 29.970 mesmo, porque este filme não permite que seja reduzido seus frames por segundo (FPS) já que ele foi filmado com a imagem entrelaçada para exibição exclusiva nos televisores (grande parte dos shows de música, produções feitas para a TV, XXX, etc, são assim). Por este motivo você não poderá reduzir o FPS sem que isto provoque perda de frames e conseqüentemente “engasgos” na reprodução do video. Mais adiante será necessário usar o Kernel Deinterlace ou o Field Deinterlace para desentrelaçar a imagem. Agora, se houver um “efeito fantasma” na imagem quando você estiver passando frame por frame no DVD2AVI, então a solução será deixar o Field Operation em None e depois no Gordian Knot escolha somente iVTC (método chamado de Inverse Telecine, ou seja, ele restaura a velocidade original dos frames do filme original, que é 23.976 – O Forced Film é uma espécie de iVTC só que da maneira do DVD2AVI, e por isso que ele é recomendado para todos ou outros casos em que não há entrelaçamento). Importante: somente utilize o iVTC no caso de aparecer estes “fantasmas” na imagem, caso contrário continue com o Forced Film ou use algum desentrelaçador para fontes Interlaced..

Adicionado (de acordo com tutoriais disponíveis no Afterdowne Sharereactor.RU):
Adicionado (de acordo com dicas do grande troparelampago/CDMS):

Após encodeado, você observou que quando a imagem está em movimento, o filme fica cheio de risquinhos, tremendo.

Li que isso é causado pelo seguinte motivo: o programa q você esta usando para converter não esta conseguindo entender as instruções q o DVD ( mais exatamente os .Vobs do DVD) esta enviando de como devem ser exibidas de forma correta as linhas horizontais q formam a imagem do filme. Se o filme é novo (de 2003 em diante) você deve, no DVD2AVI, selecionar FIELD OPERATION e depois SWAP FIELD ORDER. Se o filme for anterior a 2003 pode ser que por selecionar sem precisar essa opção o video fica zoado Eu no passado sempre deixava o SWAP FIELD ORDER selecionado e só depois de quebrar a cara convertendo um filme do ano de 2001 (o DVD foi produzido em 2001 e não o filme) é q descobri q se vc seleciona este recurso em filmes antigos sem precisar pode resulatar neste problema com a imagem. Caso vc esteja usando o FlaskMpeg ou o Xmpeg pode esquecer porque q eles não vão resolver o problema de maneira alguma. Nunca tive esse tipo de problema com filmes normais, mas só com filminhos "didáticos".

Agora, vá em "Audio" e tenha certeza de que tudo está marcado como segue::


Se você não mudou nada nas configurações-padrão, está na hora de salvar o seu projeto. Vá em "File", "Save Project".

Clique em "Salvar" e espere o final do processo. Você poderá acompanhar seu andamento através da janela "Information". Aguarde o seu término e feche o DVD2AVI.
Se o bitrate encontrado foi 29.970, você deverá marcar a opção kernel deinterlace ou field deinterlace na tela abaixo:
Volte para o Gordian Knot e clique agora em "Bitrate".Guardian Knot Bitrate
Caso você já tenha encodeado algo antes com o Gordian Knot, nesta tela aparecerão as informações do video feito anteriormente. Se for o caso, ignore-as. Localize a seguinte opção:
Agora, clique em "Open", localize o projeto que você salvou anteriormente, selecione-o e clique em "Abrir".
Será aberta uma tela como a seguinte:
FrameNo
Agora, repare no video que você abriu e preste muita atenção nele. Se você errar aqui, você vai produzir um video deformado quando encodear. Repare que em alguns casos, o video é quase tão alto quanto largo, apesar de ser chamado de "16x9". Bom, isso de te diz que não é um 16x9 standard. Como você deduz isso? Simples: pelo tamanho das tarjas pretas. Se elas existirem mas forem pequenas, o filme não é bem um 16x9, mas também não é 4x3. Problema, certo? Nem tanto. Para encodear filmes nessa situação, basta selecionar a opção 4x3 e fazer o crip devido. Deixe aberta esta tela e volte para o Gordian Knot. Volte na opção "Bitrate" e localize a seguinte opção:

Audio A
Clique em "Select", localize a pasta onde você salvou seu projeto, selecione a trilha de audio desejada para o audio primário e clique em "Abrir"
[aname]
Audio A Open
[/aname]
Se você desejar fazer um filme com 2 audios, repita o processo para o audio B.

Importante: se você marcou a opção "Demux All Tracks" no DVD2AVI, todos os audios existentes no dvd foram extraidos. Você pode usá-los para acrescentar tantos audios quantos achar necessário.
Nota: se você utiliza o Gordian Knot 0.32 ou superior, perceba que algumas coisas são diferentes. Por exemplo, você tem a possibilidade de fazer ogm, matroska, etc. Se for o caso, você deverá selecionar o containter adequado para o audio que você quer. Por exemplo, se você quer utilizar audio ogg, deverá selecionar o container OGM.

Repare que agora algumas informações mudaram. Agora, está na hora de você decidir o que você quer fazer. Se você quer fazer um filme com audio AC3, não mexa no audio A, localize e marque a seguinte opção:

1 Audio AC3

Como você quer fazer um filme com apenas 1 audio é só marcar a opção "1x AC3/CBR mp3" e pronto. Se você quiser fazer um filme com audio VBR, deve marcar a opção "1x vbr-mp3". Se desejar fazer com 2 audios, selecione a opção "2x" mais adequada ao audio que você quer. Mas você não quer fazer um filme com audio AC3 e sim com audio MP3, e ai, como você faz? Simples. Localize novamente o Audio A e marque "Bitrate". Selecione então o bitrate desejado.

No caso de você desejar um filme com audio AC3, não deve mexer na opção "Bitrate". Agora, selecione o tamanho final que você quer para o seu projeto e o codec desejado. Localize a seguinte opção:

Codec e bitrate
efina corretamente o tamanho do cd ou o "Total File Size". Agora, atenção: embora a opção "Split final file into CDs" funcione, para que ela funcione adequadamente o tamanho do CD deve ser definido corretamente e não apenas o "total file size". Se você definir corretamente o tamanho do CD, basta clicar no número de cds que você quer ocupar com o seu projeto e o "Total file size" será corretamente definido.

Importante: dividir automáticamente o filme pode produzir problemas na divisão, bem como divisão em momentos inadequados (no meio de uma cena de ação, por exemplo). Logo, utilize esta opção por sua conta e risco.

Definidas estas opções, está na hora de melhorar a qualidade final de seu filme. Clique em "Resolution".
Atenção: se você anotou que o filme que você está fazendo é PAL-M, marque em "Input Resolution", "PAL".

Selecione o tipo de filme que você tem (NTSC anamorphic - 16x9 ou NTSC non anamorphic - 4x3). Agora, localize a seguinte opção:

Crop
A opção "disable" faz com que o filme seja encodeado com aquelas famosas tarjas pretas. Bem, elas ocupam um espaço precioso. Elimine-as clicando em "Auto Crop". Agora, você tem a opção de fazer da maneira fácil e que pode distorcer alguma coisa no seu filme, clicando em "Smart Crop All" ou fazer da maneira que minimiza alguma possível distorção gerada. Se a sua opção é por fazer um filme com um mínimo de distorção, ótimo. Localize na tela a seguinte opção: (adaptado do tutorial "Definindo a resolução ideal", de willy_br/CDMS)
Verifique que o W-Zoom está em vermelho. Era para estar assim mesmo, te alertando para a distorção que está sendo gerada. Verifique ela em Aspect Error. Lembre-se que as regras de ripagem (feitas para permitir a todos melhorarem a qualidade de seus rips) falam em uma distorção máxima admitida de 0,3. Para isso, você deverá ir em options e desmarcar a
seguinte opção:
Você só precisará marcar esta opção uma vez. Agora, volte para a tela Resolution e mude o W-Modul para 16, conforme mostrado abaixo:
Agora, você acabou de dar menos trabalho para o seu codec. Agora, você pode Clicar em "Smart Crop Left-Right" para cortar as bordas da imagem e verificar se a distorção ficou de acordo. No caso do exemplo:
Muito bem, a reolução ainda não ficou de acordo. Então, o que fazer? Simples. Devemos definir manualmente o crop. para fazer isso, clique em disable e então em pixel.
Agora, verifique a tela "Frame nº"
Com a barra de progressão, localize uma tela qualquer que pemita você visualizar claramente as bordas pretas em cima, embaixo e dos lados. Agora, fique de olho nessa tela enquando faz o crop. No caso do exemplo, ficou assim:

A distorção gerada:
Verifique na contra-capa do DVD o "aspect ratio" correto para o filme. No caso do exemplo, 2.35:1. a taxa de erro devia girar entre 2.32:1 e 2.38:1, certo? Logo, dentro dos parâmetros e nada em vermelho, indicando q tá tudo ok.

Bom, definições: W-Zoom em vermelho indica que a resolução usada está maior do que a imagem original do DVD, que é geralmente 720x480 nos NTSC (depois de feito o cropping este valor pode diminuir um pouco). Isso na prática quer dizer que se você fizer o encode com o W-Zoom ou o H-Zoom maiores que 100%, você estará dando um zoom desnecessário na imagem do DVD para daí então fazer o seu rip. Este zoom só prejudica a qualidade final, pois gera um desperdício de bitrate com os pixels a mais. A regra é nunca ultrapassar a resolução do DVD em hipótese alguma. A distorção de -2,4% citada não seria em termos de porcentagem que aparece no Aspect error, mas sim na escala, por exemplo de 1.33:1 (4:3) em que teríamos um AR mín. 1.30:1 e máx. 1.36:1. Em termos de porcentagem ficaria em torno de 3% o máximo tolerado na aba Aspect error do Gordian Knot. Lembrando que a imagem após feito o cropping corretamente nem sempre fica nos valores padrões, como 1.33:1 ou 2.35:1. Pode haver pequenas mudanças de DVD para DVD, como aspect ratios de 2.38:1 ou 1.32:1. A margem de 3% ou 0,3 na escala tem que ser medida com relação a porção da imagem resultante depois do cropping.

Agora, verifique como ficou a imagem:
Repare que permaneceu uma pequena parte das tarjas pretas. Isso foi necessário para que não fosse necessário cortar nada da margem visível da tela e para que sua distorção fosse minimizada. Lembre-se que para o calculo de distorção estar correto, você deve selecionar a origem do filme como 16x9 ou 4x3. Veja como ficaria se você tivesse selecionado a opção 4x3:

Crop feito 4x3
Tem gente "espixada" aqui, certo? Que te parece? O filme é 16x9 ou 4x3? Bem, me parece que ele é 16x9. Portanto, a opção 16x9 deverá estar marcada. Agora, como você quer fazer o créditos? Quer tirar eles completamente? Quer fazer eles com um bitrate mais baixo? Se for o caso, utilize a barra de progressão abaixo e localize o início dos créditos.

Barra de Progressão
Ao encontrá-los, clique em "Set Credits Start". Se você não quiser mudar os créditos, não é necessário este procedimento. Clique agora em "File", "Save & Encode".

Save & Encode

Se você anotou que precisaria desentrelaçar o filme (deinterlace), agora tá na hora de você fazer isso. Em Field Operations, selecione "Separate Fields (fast)" (válido apenas para as versões mais antigas do Gordian). Para as mais recentes, você pode marcar uma das opções "Field Deinterlace". De acordo com as poucas fontes em inglês diponíveis, as opções "Fast" produzem alguns resultados duvidosos. De acordo com o site Sharereactor.RU, a opção "Field Deinterlace" pode produzir, em alguns casos, algumas "sombras" em objetos que estejam em movimento. Conseqüentemente, as opções ficam reduzidas a "Field Deinterlace (no blend)", "Smart Bob" e "TomsMoComp". Ainda segundo o site, não há uma opinião unaneme sobre qual dessas opções produz melhores resultados, mas segundo a opinião do autor do tutorial do Sharereactor.RU, eles produzem resultados praticamente idênticos. Na opinião do mesmo, se for necessário usar um método de desentrelaçamento, utilize a opção "Field Deinterlace (no blend)".

Agora, decisões quanto ao filtro de resize. De acordo com as FAQ do Gordian Knot, funciona assim:

* Sharp Bicubic: comprime menos, obviamente produz resultados melhores. Ideal para filmes de vários CDs;
* Soft Bicubic: comprime um pouco mais do que o "Sharp Bicubic". Ideal para filmes de 1 CD ou filmes em que você deseje alguma compressão a mais do que você obteria com "Sharp Bicubic";
* Neutral Bicubic: é um pouco das duas opções anteriores.;
* Lanczos (sharp): comprime ainda menos do que o Sharp Bicubic.

Tenha certeza de que tudo está marcado conforme o mostrado na tela, exceto pelo filtro de resize. Isso é uma opção pessoal sua. Localize a seguinte opção e marque conforme mostrado abaixo:

Compressibility Check

Agora, clique em "Now". Se você obtiver uma mensagem de erro aqui, é necessário definir as opções do Codec, em "Codec Settings". Se você utiliza configurações não permanentes, deve definir as configurações DIVX e Xvid aqui.

Confirma
Clique em "Ok" e não mexa no Gordian Knot até que este teste de compressibilidade esteja terminado. A título de comparação, abaixo são mostrados os testes de compactação para cada filtro de resizing disponível na versão atual do Gordian Knot. O exemplo abaixo se refere ao filtro "Sharp Bicubic". Muito bem, você fez o teste. Então, como você descobre se o projeto ficará bom?

Bits/pixel
Veja que nesta tela você tem algumas informações básicas. Um número fixo de bits/(pixel*frame) e na linha de baixo o valor obtido com o tese de compressibilidade. Agora, informações básicas:

- o valor calculado automáticamente é apenas uma estimativa. É importante que você repare nele, mas não é bem ele que vai reger a qualidade do se filme;
- ao lado do percentual calculado (104.5%), você tem um valor de 0.238 do teste de compressibilidade. É nele que você deve prestar muita atenção. Porquê? Simples. Cada filme tem um ritmo de compressão. Uns mais, outros menos. Por isso, o valor calculado não é exato. Aliás, diga-se de passagem, nem o do teste de compressibilidade o é. Ele fica mais para uma estimativa bem feita do que para um valor exato.
- está vendo o destaque em vermelho? Pois é. Ele é problema. Esses 104.5% estão destacadas em vermelho para lhe chamar atenção mesmo. Como tratamos anteriormente, cada coisa tem seu ritmo de compressão. E o teste de compressibilidade acabou de te confirmar isso. Isto posto, informo que quando isso acontece, o mais normal é o tamanho final do filme não bater com o que você definiu para ele. Para valores acima de 100%, o resultado final costuma ficar menor do que o projetado. Valores mais seguros são de até 100% e, mais seguros ainda, são os que ficam um pouco abaixo dos 90%. Mas claro, quanto menos próximo dos 100%, menor a intensidade do problema.

Mas ainda temos um problema. O destaque em vermelho. Como resolver? Possíveis soluções:

- mudar o filtro de resize;
- mudar a resolução do filme;
- aumentar o número de CDs.

Como eu sei que preciso fazer o filme em mais CDs? Sabe aquele 0.249 que está na tela? É por ele que você sabe. Se estiver abaixo de 0.2, convém aumentar o número de CDs, diminuir a qualidade do audio ou ainda diminuir a resolução do video. Mas claro, a decisão é sua. Você pode ainda alterar o filtro de resizing e ver se algo melhora. No caso, fazendo um novo teste com "Soft bicubic", ficou assim:
Parece que o problema aumentou, certo? Na verdade, não.O filtro Soft Bicubic acabou de te dar a opção de aumentar a resolução de tela. Quanto ao Lanczos, o resultado do teste ficou assim:

Lanczos (sharp)
Agora, veja o resultado do Bilinear:

Bilinear

Neutral Bicubic
Simple (fast)
Analizados os testes de compressão, com qual você fica? Bom, escolhi Lanczos (sharp), aumentando a resolução de video para 672x272. Porquê? Simples. Para este filme, ele produziu um teste de compressibilidade melhor, só por isso. Mas preste muita atenção no aspect ratio. Muitas vezes, um resolução errada produz um teste de compressibilidade excelente, mas que pode produzir uma imagem achatada ou esticada. Veja no exemplo abaixo a aspect ratio existente. Repare que ela devia girar ao redor de 2.35:1. Está errada, portanto. Como corrigir? refazer o crop, nem que seja manualmente. Agora, vamos escolher a resolução de video que você quer. Localize a seguinte opção:
Movimente a barra de progressão até atingir a resolução desejada. Repare que os Bits/(pixel*frame) diminuem a medida em que você aumenta a resolução de video e aumentam conforme você a diminui. Se você exagerar e algo ficar acima dos 100%, o tamanho final do filme poderá não corresponder ao tamanho desejado (poderá ficar menor). Se os Bits/(pixel*frame) ficarem baixos demais, a apresentação na tela vai ficar com quadriculados demais. Pense bem: você precisa mesmo de audio AC3 ou é apenas uma preferência pessoal? Bem, esta é a minha preferência pessoal. Caso seja a sua também, ótimo. Caso não seja, aumente a resolução ao seu gosto.

Lembre-se que anter o Aspect Ratio correto vem em 1º lugar, e depois temos que adequar o fator bits/pixel de maneira adequada, assim não erraremos nunca. Para 1CD, bits/pixel em torno de 0.20 e 2CDs em torno de 0.25.

Por isso é muito importante desmarcar o ITU-R BT.601 Standard, assim não haverá distorções quando feito o Pixel cropping no Gordian Knot. E sempre verifique manualmente alterando os valores numéricos para mais para ver até onde vai a imagem, evitando “croppar” demais o filme.

O que proporciona uma boa compressibilidade é basicamente uma relação bits/pixel dentro do citado acima e uma resolução divisível no mínimo por 16. Tanto que os rippers mais experientes nem fazem mais teste de compressibilidade, porque eles sabem que atendendo estes requisitos terão um ótimo rip. Evidentemente, até você ter uma boa noção do "se fizer isso o tamanho final vai ficar certo" e "se fizer isso, vai ficar errado", você deve fazer o teste de compressibilidade ou vai estar arriscando perder horas de encodeamento a toa.

Importante: repare que o audio AC3 normalmente ocupa um bom espaço (no caso do exemplo, 437 MB). Logo, procure não utilizar AC3 caso você resolva fazer releases em apenas 1 CD. Você estará sacrificando demais o video em favor do audio. Claro, caso o audio AC3 ocupe pouco espaço (no caso de bitrates baixos e apenas 2 canais), pouco importa. Neste caso, tudo dependerá da sua opinião pessoal.

Bem, agora, vamos encodear o filme. Se você definiu um ponto de início para os créditos, localize a opção abaixo e marque "Both" (ambos) e então "Save & Encode". Caso contrário, apenas clique em "Save & Encode".

Clique em "Salvar".
Agora, o que você deve marcar:

* caso o audio escolhido seja AC3, deverá estar marcada a opção "Just Mux";
* caso o audio escolhido seja VBR, severá estar marcada a opção "MP3, x kBit/sec. average Bitrate";
* caso o audio escolhido seja CBR, deverá estar marcada a opção "MP3, x kBit/sec. constant Bitrate".

Importante: Se você resolveu mudar de idéia quanto ao bitrate do audio só agora, não informe o novo valor diretamente aqui. Volte na opção "Bitrate" e informe lá o novo valor que você escolheu, para o cálculo do bitrate do filme ser feito corretamente. Só então volte nesta tela e informe o valor correto.

Muito importante: Se nas configurações do audio você clicou no "Add Audio-Job to Encoding Queue (No video!), você terá exatamente o que está escrito: apenas o audio, sem video algum. Se por acaso você esqueceu marcada a opção "Audio-processing disabled", você terá um filme mudo, sem audio algum.

Se desejar, selecione um local de saída para o filme pronto diferente do padrão. Você poderá fazê-lo clicando em "Select" na opção "AVI Output File". Não mexa em mais nada. Lembre-se que, caso esteja fazendo um filme com 2 audios, você deverá fazer esta mesma opção em "Audio 2". Após, clique em "DivX 5" ou "Xvid", conforme o caso.
Tudo deverá estar marcado conforme mostrado na tela. Se você desejar fazer um número de passadas diferente do padrão, altere o valor "Number of passes" para o número de passadas que você deseja fazer. Clique em "Add Job to Encoding Queue". Neste ponto, você poderá receber a seguinte mensagem de erro:
Se for o caso, clique em "Ok" e localize a seguinte opção:

Divx codec Settings
Clique em "First Pass" ou "Nth Pass", conforme a mensagem de erro que você levou. No caso do exemplo, a mensagem de erro refere-se as opções da "Nth Pass". Defina a opção conforme você já definiu anteriormente. Feito isso, clique em "Add Job to Encoding Queue" novamente.

Confirma
Clique no "Yes" para dar início ao processo de encodeamento. Agora, esqueça que seu PC existe por algumas horas. Vá dormir, sair, namorar ou fazer qualquer outra coisa, pq isso vai levar algumas horas. Não esqueça de desativar tudo o que você não for precisar durante o encodeamento (outros programas abertos, etc). Se desejar, desative o anti-vírus também. Esse processo será mais ou menos lento de acordo com a velocidade de seu computador. A segunda passada é, em geral, mais rápida do que a primeira, mas isso não é regra. Caso você tenha escolhido um audio MP3, será dado início agora ao processo de conversão do AC3 em Mp3, pelo BeSweet. Do contrário, o Virtualdub Mod será aberto e dará início ao processo de análise de seu filme.

Se você clicou na opção "No" da tela acima, o seu projeto será colocado em fila até você clicar na opção abaixo na tela que segue:

Start Encoding
Isto é particularmente útil se você quer fazer vários projetos em seqüencia. Se for o caso, neste ponto volte ao início do programa e comece o novo projeto. Quando estiver terminado, clique no botão acima.

Importante: se o Gordian Knot for fechado, os trabalhos agendados serão perdidos.

Desligar Windows
Se desejar, marque a opção acima. Isto fará com que ao final do processamento de seus projetos o windows seja finalizado e seu computador desligado (na maioria dos casos).

Caso deseje ver a janela abaixo, selecione a janela do VirtualDub Mod (não abra nova cópia dele), vá em "Options", "Show status window".

VirtualDubMod Status
Durante a primeira passada, apenas um log será gravado. Este log é o resultado da análise de seu projeto, frame a frame, que será usado durante as passadas subseqüentes. Não mexa nas opções de prioridade do processamento. Uma vez terminado o processo de encodeamento, será dado inicio ao processo de "parsing" (importação) do audio AC3 ou diretamente o processo de "muxing" do audio com o video.


- Xvid: http://www.koepi.org/xvid.shtml, http://www.xvid.org/ (nota: este codec é open source e você encontra vários builds para ele em vários sites diferentes)
- FFDShow: http://sourceforge.net/projects/ffdshow/ (observe que há uma versão alpha, que costuma ser a mais atualizada);
- BeSweet (necessário para transcodificação do AC3 para MP3): http://dspguru.doom9.org/ (procure em beta as novas versões);
- Matroska Packs: http://packs.matroska.org/

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